Mostrar ou Esconder o Menu
Dúvidas

Dúvidas

O Potência Feminina é uma realização do Instituto RME com apoio da Visa Foundation e tem como objetivo capacitar e apoiar 5 mil mulheres das comunidades de 5 Organizações da Sociedade Civil ao longo de 2024 e 2025. Empregabilidade, tecnologia e empreendedorismo serão as bases deste projeto, que vai contar também com um processo de aceleração e investimento de capitais semente em negócios liderados por parte das participantes.

Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente regularizadas, obedecendo ao ordenamento legal vigente; registradas em território brasileiro.

– Organizar todas as capacitações do projeto
– Mobilizar público para as capacitações
– Garantir tutores para realizar as capacitações
– Cumprir com atividades de monitoramento local do projeto
– Apoiar a logística local projeto
– Participar da construção de plano de ação local com Instituto RME e implementá-lo
Para saber mais sobre as responsabilidades de cada uma das partes dentro do projeto, acesse o Edital aqui no site.

– Ter espaço físico e estrutura seguros e salubres para realização de capacitações com, no mínimo, 40 pessoas e capaz de receber por volta de 7 computadores e 1 impressora.
– Possuir experiência ou afinidade com o tema de empreendedorismo e/ou público de mulher
– Capacidade de mobilização de público
– Capacidade de mobilizar e gerir mão de obra
– Regularidade fiscal devidamente comprovada
– Ter disponibilidade para atuar no projeto durante 2 anos no projeto
O detalhamento dos critérios para seleção estão disponíveis no Edital divulgado no site oficial do projeto https://www.potenciafeminina.net.br/

Mulheres, maiores de 16 anos, empreendedoras de pequenos negócios (formais e não formais) e mulheres que querem ingressar no mercado de trabalho formal.

Para se inscrever, leia o Edital e preencha o formulário de inscrição, para isso basta acessar o site https://www.potenciafeminina.net.br/

Você receberá um email oficial do institutorme.net.br comunicando a aprovação.

A seleção está prevista para ocorrer até o dia 14/06/2024, e as Organizações Sociais selecionadas serão comunicadas por e-mail, individualmente.

As inscrições ficarão abertas até o dia 06 de junho.

Sim, o Potência Feminina tem abrangência nacional.

Para o email: institutorme@rme.net.br

O valor total a ser repassado para cada OSC será de aproximadamente R$105.000 (cento e cinco mil reais) até o final do projeto, por meio de contratos específicos que serão firmados com cada proponente que for selecionado por meio deste Edital. Além disso, o Instituto RME realizará a doação de 7 computadores e 1 impressora por OSC sem custo nenhum para as OSCs selecionadas. Os valores, condições e as finalidades do pagamento serão realizados conforme edital.

O espaço da OSC poderá manter as ações próprias da organização e realizar atividades de outros projetos, desde que atenda ao cronograma de atividades do Potência Feminina e que tenha garantido tutores e salas disponíveis para a realização das atividades do projeto. Mas o espaço deve ser de uso exclusivo da organização, que pode ser cedido ou alugado, mas no ato da aprovação, a OSC deverá comprovar – por meio de contrato ou declaração-, que poderá usar o espaço nos próximos 2 anos.

A capacitação abrange diversos cursos nos eixos de Empreendedorismo, tecnologia para o negócio e empregabilidade. Cada curso abordará um tema, uma carga horária e irá ocorrer de forma presencial na organização. Quem ministra o curso é o tutor da OSC e todas as informações sobre a metodologia dos cursos serão alinhadas diretamente com a organização social selecionada.

Os chamados “tutores” são os responsáveis por aplicar os cursos na organização. Eles são contratados pela OSC, mas a definição dos requisitos será feita em conjunto com o IRME. Os tutores irão passar por um treinamento com especialistas da RME sobre os temas abordados nos cursos e desta forma estarão aptos a replicar os cursos na organização.

Os computadores e impressoras devem ser utilizados para a gestão e para a realização das atividades do Potência Feminina, como os cursos da capacitação, as mentorias coletivas e individuais, preenchimento de formulários, divulgação e mobilização de público para o projeto, além de ações para o desenvolvimento da organização e de sua comunidade. A gestão de uso dos equipamentos será realizada pela própria organização.

Organizar todas as capacitações do projeto, garantir tutores para realizar as capacitações, cumprir com atividades de monitoramento local do projeto, apoiar a logística local projeto, participar da construção de plano de ação local com Instituto RME e implementá-lo.
Para saber mais sobre as responsabilidades de cada uma das partes dentro do projeto, acesse o Edital no site: https://www.potenciafeminina.net.br/