Dúvidas
-
O Potência Feminina é uma realização do Instituto RME com apoio da Visa Foundation e tem como objetivo capacitar e apoiar 5 mil mulheres das comunidades de 5 Organizações da Sociedade Civil ao longo de 2024 e 2025. Empregabilidade, tecnologia e empreendedorismo serão as bases deste projeto, que vai contar também com um processo de aceleração e investimento de capitais semente em negócios liderados por parte das participantes.
-
Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente regularizadas, obedecendo ao ordenamento legal vigente; registradas em território brasileiro.
-
– Organizar todas as capacitações do projeto
– Mobilizar público para as capacitações
– Garantir tutores para realizar as capacitações
– Cumprir com atividades de monitoramento local do projeto
– Apoiar a logística local projeto
– Participar da construção de plano de ação local com Instituto RME e implementá-lo
Para saber mais sobre as responsabilidades de cada uma das partes dentro do projeto, acesse o Edital aqui no site. -
– Ter espaço físico e estrutura seguros e salubres para realização de capacitações com, no mínimo, 40 pessoas e capaz de receber por volta de 7 computadores e 1 impressora.
– Possuir experiência ou afinidade com o tema de empreendedorismo e/ou público de mulher
– Capacidade de mobilização de público
– Capacidade de mobilizar e gerir mão de obra
– Regularidade fiscal devidamente comprovada
– Ter disponibilidade para atuar no projeto durante 2 anos no projeto
O detalhamento dos critérios para seleção estão disponíveis no Edital divulgado no site oficial do projeto https://www.potenciafeminina.net.br/ -
Mulheres, maiores de 16 anos, empreendedoras de pequenos negócios (formais e não formais) e mulheres que querem ingressar no mercado de trabalho formal.
-
Para se inscrever, leia o Edital e preencha o formulário de inscrição, para isso basta acessar o site https://www.potenciafeminina.net.br/
-
Você receberá um email oficial do institutorme.net.br comunicando a aprovação.
-
A seleção está prevista para ocorrer até o dia 14/06/2024, e as Organizações Sociais selecionadas serão comunicadas por e-mail, individualmente.
-
As inscrições ficarão abertas até o dia 06 de junho.
-
Sim, o Potência Feminina tem abrangência nacional.
-
Para o email: institutorme@rme.net.br
-
O valor total a ser repassado para cada OSC será de aproximadamente R$105.000 (cento e cinco mil reais) até o final do projeto, por meio de contratos específicos que serão firmados com cada proponente que for selecionado por meio deste Edital. Além disso, o Instituto RME realizará a doação de 7 computadores e 1 impressora por OSC sem custo nenhum para as OSCs selecionadas. Os valores, condições e as finalidades do pagamento serão realizados conforme edital.
-
O espaço da OSC poderá manter as ações próprias da organização e realizar atividades de outros projetos, desde que atenda ao cronograma de atividades do Potência Feminina e que tenha garantido tutores e salas disponíveis para a realização das atividades do projeto. Mas o espaço deve ser de uso exclusivo da organização, que pode ser cedido ou alugado, mas no ato da aprovação, a OSC deverá comprovar – por meio de contrato ou declaração-, que poderá usar o espaço nos próximos 2 anos.
-
A capacitação abrange diversos cursos nos eixos de Empreendedorismo, tecnologia para o negócio e empregabilidade. Cada curso abordará um tema, uma carga horária e irá ocorrer de forma presencial na organização. Quem ministra o curso é o tutor da OSC e todas as informações sobre a metodologia dos cursos serão alinhadas diretamente com a organização social selecionada.
-
Os chamados “tutores” são os responsáveis por aplicar os cursos na organização. Eles são contratados pela OSC, mas a definição dos requisitos será feita em conjunto com o IRME. Os tutores irão passar por um treinamento com especialistas da RME sobre os temas abordados nos cursos e desta forma estarão aptos a replicar os cursos na organização.
-
Os computadores e impressoras devem ser utilizados para a gestão e para a realização das atividades do Potência Feminina, como os cursos da capacitação, as mentorias coletivas e individuais, preenchimento de formulários, divulgação e mobilização de público para o projeto, além de ações para o desenvolvimento da organização e de sua comunidade. A gestão de uso dos equipamentos será realizada pela própria organização.
-
Organizar todas as capacitações do projeto, garantir tutores para realizar as capacitações, cumprir com atividades de monitoramento local do projeto, apoiar a logística local projeto, participar da construção de plano de ação local com Instituto RME e implementá-lo.
Para saber mais sobre as responsabilidades de cada uma das partes dentro do projeto, acesse o Edital no site: https://www.potenciafeminina.net.br/